sábado, 30 de novembro de 2013

OS FARISEUS DO SÉCULO 21

A palavra Fariseu tem o significado de "separados", "a verdadeira comunidade de Israel", "santos".
Mas desde os tempos de Cristo, a palavra "fariseu"ganhou um sentido extremamente pejorativo. Designa uma pessoa falsa, hipócrita, indigna de confiança, que gosta de notar as falhas dos outros, que se considera mais santa e perfeita que as demais.
Porém, o discurso de Jesus em Mt 23 mostra que as características farisaicas vão muito mais além do que isso. E infelizmente, alguns obreiros assumiram esses caracteres com muito gosto.
Fazem tudo para serem vistos pelos homens (v. 5). A morte, para tais obreiros, é o ostracismo. O fato de não serem vistos pelos membros e por outros obreiros, especialmente as lideranças que lhes sejam hierarquicamente superiores, é capaz de literalmente tirar-lhes o sono. Portanto, fazem de tudo para que os holofotes (ou mesmo uma lamparina) lhes brilhe sobre a testa.
Amam os primeiros lugares (v. 6). Os obreiros fariseus não apenas querem ser vistos, mas querem ser vistosprimeiroem flagrante desrespeito ao que Jesus ordenou (v. 11 e 12). Certos obreiros repetem esse proceder nas reuniões e cultos, ao sentarem-se sempre nas primeiras fileiras, e ainda o dizem com orgulho que é para o seu líder vê lo...
Os obreiros fariseus do século 21 tem um grande apreço pelo ouro e pelas ofertas, tal como os religiosos do passado (vv 16 e 18). Esse materialismo desmedido se manifesta principalmente nos momentos de colheita das ofertas e nas épocas em que as ovelhas recebem seus pagamentos.
Tem carinhas ai cobrndo cachês exagerados para pregarem nas nossas igrejas.. Tem um ai que cobra R$60,000,00 (cinquenta mil reais), fora as passagens aéreas dele, da esposa e de um "acessor" que o acompanha, hospedagem em hotel de luxo para toda sua comitiva, toda a despeza de aleimentação, e MAIS A VENDA DE MAIS UM TANTO DE MATERIAL (DVD, CD, LIVROS, ETC), e ele vem e prega por meia hora, quarenta minutos, uma palvrinha fraca, sem sentido!
E isto enquanto os sinceros, os humildes, aqueles que realmente tem ução e palavra revelada, são desprezados, e quando pregam na igreja destes pastores alimentadores de fariseus, muito mal recebem uma "ofertinha" miserável de R$ 50 OU 100 reais.